top of page
Fundo 1.png

Etchalus

Mãe, filha, irmã, amiga, colega e, como primeiro exercício profissional, advogada, mas também mediadora de conflitos, arbitra, professora, autora, escritora, palestrante e, muito especialmente, habilitada a  formar redes, a ajudar a construir relações, daí porque o meu interesse especial em contratos relacionais. Integro hoje o movimento do Direito Integrativo, do Direito Holístico e Colaborativo, aplico a psicologia ao direito e coloco à disposição de meus clientes o máximo de competências formais e humanas que lhes possam agregar valor.

Não é tarefa fácil estar sintonizada aos desafios dos tempos atuais, já que a Revolução Digital nos levou à chamada Era Exponencial, ou seja, à digitalização do mundo, à geração de informações e à criação das não-coisas, em uma escala jamais vista. Novos valores e novos conceitos sociais crescem à profusão, assim como desaparecem na mesma fração de tempo com que foram concebidos.

 

E o direito? Sendo produto do social, o direito sofre uma profunda transformação, passando a experimentar uma desconstrução diária. O direito já não consegue lidar com seus próprios e letárgicos dogmas, suas soluções já não podem ser mais isoladas e suas verdades passaram a ser relativas, fruto da volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade do mundo, agregadas à fragilidade, ansiedade, não linearidade e incompreensão do pós pandêmico. O direito hoje exige que os profissionais busquem soluções que tenham como base a compreensão de outras áreas do conhecimento e, para mais além, devem incluir e respeitar os saberes do próprio cidadão, enquanto ser capaz e tomador de decisões.

A visão que se espera do profissional do direito envolve a busca de soluções mais simplificadas, mas que exigem uma mudança na maneira de perceber o mundo o que, naturalmente, também implica em mudança de valores, ou sua adaptação aos novos tempos.

As soluções jurídicas resultantes desta nova percepção envolvem uma conexão holística, devem estar adequadas às condições e características de cada um, considerando sua complexidade, sejam pessoas físicas, sejam empresas. A prática jurídica, portanto, deve envolver uma visão mais ampla, sistêmica.

​Com este espírito ofereço um trabalho conjunto com o cliente, atendendo suas características, interesses, necessidades e objetivos. A prestação de serviços jurídicos evoluiu para o oferecimento de alternativas no processo de construção e reconstrução das relações pessoais e negociais, consultivo e aconselhamento de forma consciente, assim como na obtenção de soluções extraídas de processos colaborativos de negociação e mediação, bem como na formação de redes com outros profissionais, incluindo distintas expertises.

​Auxiliar o cliente a ter plena consciência na tomada de decisão e suas repercussões, a criar soluções simples para a complexidade do mundo de hoje, construir estratégias de negócios, estratégias para prevenção, ou solução de conflitos, constituem-se em alguns dos grandes objetivos da prestação de serviços, amparada por formações em competências próprias e num constante aprimoramento e desenvolvimento pessoal e acadêmico.

​A experiência de muitos anos de prática jurídica, transparência, lealdade, pessoalidade, colaboração, cooperação, criatividade, comprometimento, tenacidade, amor, são alguns dos valores que compõem a minha ética profissional e os propósitos da prestação de serviços oferecida.

Sintam-se à vontade e muito bem-vindos à Etchalus!

Ana Luiza Panyagua Etchalus

ADVOGADA formado pela PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do RGS

 

Atua profissionalmente através de ETCHALUS VISÃO JURÍDICA SISTÊMICA www.etchalus.com.br

 

MESTRE EM DIREITO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL pela Universidade do País Basco – UPS (Espanha)

 

ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA JURÍDICA pela Imed (Porto Alegre – Brasil);

 

PÓS-GRADUANDA em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Brasil;

 

MEDIADORA privada certificada pelo ICFML(Portugal);

MEDIADORA  civil e comercial certificada  por ADR/ODR internacional( UK);

MEDIADORA  civil e comercial certificada pelo Colégio de Administradores de Fincas de Valência-Castellón - Espanha

Certificada em ODR(Online Dispute Resolution) pelo ICFML(Portugal);

CERTIFICAÇÃO AVANÇADA EM CONSCIOUS CONTRACTS® - EUA

CERTIFICAÇÃO EM CONTRATOS COLABORATIVOS – Universidade do Tennesee

Treinada em Collaborative Law pela Global Collaborative Law Council e pela North Carolina Bar Association (EUA);

Certificada como E-Mediator pela Acuerdo Justo SL (Espanha);

 

Co-fundadora da OLADC-Organização Latino-americana de Direito Colaborativo;

Membro eleita da Diretoria da Global Collaborative Law Council(Eua)

MEDIADORA E ÁRBITRA credenciada pelas EUROCÂMARAS/BRASIL

Mentora para empresas canadenses no Brasil em Programa de Mentoria do Governo Canadense;

Associada à Câmara de Comercio Espanhola no Brasil

Professora, treinadora, mentora e palestrante

Leia o currículo completo: aqui.

bottom of page