Abordagem Sistêmica

 

AVALIAÇÃO DO MÉTODO

Etchalus desenvolve  prestação de serviços que, num primeiro e essencial plano, parte da compreensão das características próprias do cliente e seus interesses, envolvendo uma assessoria e consultoria que obtém um diagnóstico, assim como procura encontrar a forma adequada de prevenção ou solução da demanda, seja baseada em direitos, seja em interesses. A avaliação do método adequado é a base para a geração da melhor estratégia e, além de exame jurídico propriamente dito, envolve técnicas de comunicação próprias e entrevista relacional para melhor compreensão dos interesses do cliente.

 

NEGOCIAÇÃO

Se constitui na ideia de negociar de forma colaborativa e cooperativa, buscando soluções integrativas, equilibradas e sustentáveis. A negociação estruturada pode ocorrer antes, ou mesmo durante a existência de um processo judicial.

O processo implica em regras de procedimento complexas, produção de provas caras, tudo no sentido de buscar uma decisão que pertence a um terceiro.

A negociação estruturada tem por base a ideia de que as demandas legais e os conflitos baseados em interesses, também podem ser resolvidos de forma equitativa e colaborativa - e com custo reduzido - se as partes interessadas e os advogados -  forem capazes de formar relacionamentos e comunicar-se abertamente. É um método de resolução de disputas construído sobre a noção colaborativa de que, se as partes buscarem um terreno comum, especialmente através de comunicações claras e de boa-fé, podem fazer surgir soluções até mesmo para problemas complexos.

Etchalus oferece alternativas negociadas para a resolução das demandas e interesses de seus clientes.

 

PROCESSO COLABORATIVO

O Processo Colaborativo, ou Direito Colaborativo, é um meio alternativo de resolução de conflitos que nasceu nos Estados Unidos, expandiu-se por todos os países de língua inglesa e, finalmente, começa alcançar escala global. Trata-se de uma metodologia que evita totalmente os tribunais, na qual os advogados e os clientes participantes comprometem-se a atuar apenas no âmbito extrajudicial, colaborando entre si e, se necessário for, incluindo outros profissionais de expertises distintas, todos colaborando para a busca de uma solução de consenso.  O processo colaborativo é voluntário, confidencial e busca soluções criativas que estejam amparadas pela legalidade.

 

CONTRATOS RELACIONAIS

A unificação da metodologia dos “contratos conscientes ®” com a teoria relacional dos contratos, gerou abordagem e metodologia próprias na elaboração dos instrumentos jurídicos, especialmente aqueles que detenham característica relacional. A metodologia aplicada permite a geração de  contratos societários, especialmente de criação de start ups,  joint ventures, contratos imobiliários, relação entre fornecedores, contratos de trabalho,  prestação de serviços, representação comercial, distribuição, entre outros.

Na construção de seus relacionamentos jurídicos, ou mesmo relacionamentos pessoais que possuam repercussão jurídica, os clientes devem estar plenamente conscientes de suas obrigações e da extensão das responsabilidades.

O advogado deve estimular uma abordagem convergente em relação aos interesses das partes contratantes, buscando a sustentabilidade dos relacionamentos, ou soluções menos onerosas e conflitivas para as rescisões ou terminações dos mesmos contratos ou relacionamentos.

Aproximar o cliente da construção de seu próprio comprometimento contratual utilizando, não somente técnicas de comunicação e dinâmicas próprias, mas uma linguagem simplificada que reflita a exata compreensão e vontade do cliente, é um grande diferencial que Etchalus proporciona a seus clientes.

 
mediação.png

MEDIAÇÃO

A Mediação se constitui em um dos meios de solução de conflito. É um procedimento confidencial de gestão de conflitos no qual um terceiro profissional, neutro e imparcial, atua sem nenhuma autoridade de imposição ou julgamento, no âmbito de uma metodologia própria e prevista em lei, ajudando as partes a resolver voluntariamente uma disputa ou a negociar uma transação adequada a seus próprios interesses e necessidades.

No Brasil a mediação   é regulada pela Lei n.  13.140/2015, pelo Código de Processo Civil e pela Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça.

A mediação cresce como meio de solução de conflitos, tanto no ambiente judicial, quanto extrajudicial.

Etchalus atua em mediação empresarial, familiar e trabalhista, com certificação em instituições acreditadas pelo mercado e sempre em desenvolvimento profissional contínuo, sendo mediadora certificada pelo ICFML(Portugal); Clip Instituto de Mediação(POA-Brasil); Mediação e Arbitragem Trabalhista(Tasp – Centro de Mediação e Arbitragem de São Paulo – Brasil; ODR – Online Dispute Resolution pelo ICFML( Portugal)  e Acuerdo Justo S/L (Espanha).

 

CONTENCIOSO

O contencioso é um processo, judicial ou administrativo, que diz respeito a tudo o que possa ser passível de contestação, de disputa ou de conflito de interesses e que é sujeito a julgamento por órgão oficial, seja o poder judiciário, sejam órgãos administrativos. 

Etchalus tem vasta experiência no âmbito do contencioso judicial e administrativo, tanto em grau inicial, quanto recursal, especialmente nas áreas do direito civil, direito empresarial, direito de família e direito do trabalho. São mais de 30 anos em atendimento de interesses e direitos de pessoas físicas e empresas, nacionais e estrangeiras.

 

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

A “visão jurídica sistêmica” aplica   as capacitações e as metodologias no contexto de uma sociedade globalizada.  Etchalus trabalha com abertura de mercado para empresas internacionais e, igual modo, na mão inversa, com a representação de interesses brasileiros no exterior, incluindo experiência na solução de conflitos em caráter internacional. A experiência e a fluência em três idiomas  – inglês, espanhol e francês – permitem a compreensão cultural mínima que tem a formação de redes como o fator diferencial.

Associada a várias organizações internacionais, Etchalus é mentora para empresas canadenses no Brasil, através de programa oficial de mentoria do Governo do Canadá e da Câmara de Comércio Brasil/Canadá; é coordenadora e professora para a plataforma espanhola Mediaronline e integrante da direção executiva da Associação Ageriz, de Bilbao(Espanha), entidade detentora da marca Made By Basques; co-fundadora da OLADC - Organización Latino-Americana de Derecho Colaborativo e, mais recentemente, representar a Global Collaborative Law Council(EUA) na América Latina.

 

SOLUÇÕES ONLINE

Através de capacitações e estudos do manejo das novas ferramentas tecnológicas, a “visão jurídica sistêmica” também envolve a prestação de consultivo e avaliações online, no modelo da advocacia 5.0, sempre preservando a segurança e a confidencialidade das informações.

O desenvolvimento profissional contínuo permite a aplicação das diversas metodologias de resolução de conflito também no ambiente virtual, habilitando Etchalus a oferecer a seus clientes, de maneira simplificada, as mais diversas e seguras soluções.

Um dos sistemas adotados por Etchalus, são as “consultas rápidas”, que permitem que o cliente alcance a compreensão eficaz e mais ampla para atendimento de suas questões, até mesmo aquelas que envolvem seu dia a dia e que geram repercussões jurídicas.